A história real de um estudante de medicina que, enfrentando uma doença quase desconhecida que o leva à beira da morte, decide encontrar as respostas por si mesmo e revoluciona a forma como a pesquisa médica lida com novos vírus e doenças.
Com um passado de atleta de futebol americano, fama de ter uma energia infindável e planos de se graduar e formar uma família com a namorada que amava, aos 25 anos o então estudante de Medicina David Fajgenbaum viu seu futuro tornar-se incerto ao ser diagnosticado com o Mal de Castleman, uma doença autoimune cuja causa e subtipos são ainda desconhecidos.
Classificado como uma «doença incomum», o Mal de Castleman não recebia financiamento para pesquisa e não possuía bases de dados ou de bioespécimes organizadas, interação da comunidade científica, ou qualquer coisa que pudesse ajudar pacientes e os próprios médicos.
Em busca de uma solução que não encontrava na pesquisa médica tradicional, David decidiu juntar os especialistas, testar seu próprio sangue e analisar seus dados vitais e os de outros doentes convocados através da internet, numa luta febril contra o relógio.
Após várias internações e com medo de não sobreviver a mais uma, o Dr Fajgenbaum tinha pouco tempo para encontrar sua própria cura e, com o aprendizado gerado neste processo, salvar ainda milhares de outros doentes.
A saída que encontrou foi testar medicamentos em si mesmo, como se fosse uma cobaia da indústria farmacêutica.
Buscando a Minha Própria Cura é uma história real sobre os limites da pesquisa científica tradicional para lidar com doenças raras e desconhecidas e o drama de um jovem que quer sobreviver.